sábado, 8 de outubro de 2005

Ô Parreira

A seleção brasileira de futebol irá disputar o jogo contra a Bolívia pelas Eliminatórias da Copa 2006 sem alguns de seus titulares.

Vá entender. Faltam dois jogos para o término das Eliminatórias e o Brasil já está classificado. Logo após o jogo contra o Chile, o técnico Parreira disse que iria convocar todos os jogadores para estas duas últimas partidas e que gostaria que todos os atletas convocados deveriam se aplicar indepentemente da classificação. Só que agora, liberou alguns.

Fica faltando coerência.

Continue lendo >>

quinta-feira, 6 de outubro de 2005

Corrupção sistêmica

O que aflora no mar de lama que o governo atual está vivendo, é a percepção de que há corrupção generalizada. Causa espanto e indignação porque está acontecendo com o partido dos Trabalhadores, que alardeava ser o campeão da ética.

No início de governo, o WaldomiroGate foi abafado durante vários meses. Waldomiro afastou-se do governo e as sindicâncias do Poder Executivo não apresentaram nenhuma irregularidade.

A erupção somente foi à tona quando interesses da base aliada foram contrariados. Incrédula, a sociedade viu desfilar diariamente escândalos atrás de escândalos. O pior é que todos os envolvidos dizem que não sabiam de nada do que está acontecendo. Fica difícil de acreditar porque quando estava na oposição, a fiscalização da conduta de governantes adversários era feita com lupa.

A frase - Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço - cada vez mais fica amoldada no comportamento do partido, conforme muitos. Outros, pensam que é natural que os petistas façam o que outros fazem. Fazer privada da coisa pública, entretanto, não pode ser caminho de qualquer organização política, independente da coloração ideológica.

A sociedade talvez não perceba o que a corrupção faz com ela.

Grave, muito grave ...

Continue lendo >>

quarta-feira, 5 de outubro de 2005

Depois da bonança, a tempestade

Os ventos favoráveis que sopram na economia mundial estão sendo analisados pelos especialistas. Quanto tempo vai continuar, quanto e como irá crescer, são perguntas que se fazem e não há respostas. Claro que para nós, brasileiros, se continuar crescendo durante muito tempo isso é positivo e é o que esperamos.

O fator China é o que move o crescimento atual. E os chineses estão aproveitando a onda. O crescimento deste país aumenta a demanda de produção dos demais. Como realimentar o processo é uma coisa que está na cabeça dos governantes chineses. Se é que eles tenham planejado. Todos esperamos que sim.

Continue lendo >>

terça-feira, 4 de outubro de 2005

Barulho

Se voce estiver lendo o noticiário político, vai ter a sensação de estar ouvindo muito barulho para nada! Acredito que muita gente deve estar acompanhando através da televisão as chicanas e postergações que o governo está adotando. O presidente Lula diz que vai apurar tudo e que vai cortar na própria carne. O que seus comandados estão fazendo é exatamente o contrário do que ele manda.

Em resumo, observe estas manobras:

. Brigas entre a Comissão de Ética e a Corregedoria da Câmara;
. Demora de envio de informações solicitadas pelas CPIs à órgãos do Executivo;
. Não punição dos dirigentes do PT envolvidos em irregularidades;
. Manobras na reforma política;

Acredito que o governo não tenha percepção da gravidade destes desatinos. Pior, o mal que está fazendo para a sociedade, que cada vez mais está descrente com a classe política. O brasileiro espera que o mínimo que um governante faça é cumprir com suas promessas, afinal, foi confiante nelas que o voto foi depositado.

Continue lendo >>

segunda-feira, 3 de outubro de 2005

Impunidade?

Alguns integrantes da executiva nacional do Partido dos Trabalhadores estão dizendo que era do conhecimentos dos seus integrantes ao que chamam de informalidade dos recursos que estavam negociados. Chamam de cultura nacional, algo que não pode ser nominado dessa forma.

Corruptos existem em qualquer lugar no mundo. A civilização se diferencia no grau de percepção e punição do mal feito. Quando chamam de cultura nacional brasileira, fica muito grave, pior, não se imagina que fosse partir de pessoas que fazem parte de um partido que se dizia campeão da ética e da moral.

Continue lendo >>

domingo, 2 de outubro de 2005

Terapia econômica

Instigante o artigo publicado na opinião de OGlobo de hoje:

Da terapia de choque à terapia do sono

KENNETH ROGOFF

Se os anos 90 foram a era da terapia de choque econômico, a década atual poderá ser lembrada pela paralisia das reformas econômicas. As razões podem diferir de país para país, mas o fato é que poucos políticos, em qualquer parte, estão tendo êxito em sacudir suas economias.

O problema não é apenas dos mercados emergentes, como Indonésia, México e Brasil, onde a esquerda que subiu ao poder não conseguiu encontrar uma alternativa viável ao tão condenado “Consenso de Washington” da liberalização econômica. O mesmo fenômeno pode ser visto também em muitos países ricos.

Numa coincidência notável, tanto o primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, quanto o chanceler da Alemanha, Gerhard Schroeder, anteciparam eleições, na esperança de dar impulso às reformas. Na Alemanha, as necessidades mais urgentes são reformas tributária e do mercado de trabalho; no Japão, o governo Koizumi quer privatizar o gigantesco serviço postal, cujo ramo financeiro envolve, como uma jibóia, o sistema bancário do país.

Mesmo nos Estados Unidos, um dos poucos países onde liberalização econômica não é palavrão, o presidente George W. Bush tem suas frustrações. Apesar de investir grande tempo e energia, ele não conseguiu convencer sua própria base a apoiar uma proposta relativamente modesta para adiar o colapso do antiquado programa de previdência do país. Bush até mesmo perdeu popularidade por causa da proposta de reforma.

Alguns atribuem o colapso global dos esforços de reforma à ineficiência dos líderes. É bobagem. Se o público está tão descontente com seus líderes, por que continua os elegendo e os reelegendo?

Não, o problema é mais sério. O fato é que em toda parte as pessoas têm dificuldade de absorver as mudanças rápidas que resultam da tecnologia e da globalização. Pois embora a globalização produza muito mais ganhadores do que perdedores, preocupa muita gente, e gente preocupada pressiona seus líderes a ir mais devagar.

Pode-se dizer a americanos e europeus que eles devem se alegrar com os produtos e o crédito baratos que lhes trouxe o comércio com a Ásia. Mas tudo a que seus políticos parecem atentar é se algum agricultor ou operário da indústria têxtil pode perder seu emprego. Pode-se dizer a latino-americanos ou a africanos que a sede insaciável da Ásia por recursos naturais continuará empurrando para cima os preços de suas commoditi e s e produtos de exportação agrícolas, fazendo dos campos de trigo minas de ouro. Mas tudo que parece preocupar seus políticos é a proteção de fabricantes internos que não têm como competir com os baixos salários da Ásia.

O presidente do Federal Reserve, Alan Greenspan, prega a flexibilidade como forma de enfrentar a globalização. Em alguns aspectos, sem dúvida, ele está certo. O mundo de hoje é cheio de correntes que mudam rapidamente, com a região que um dia floresce no dia seguinte entrando em colapso, como que atingida pelo furacão Katrina.

Se a mudança é inevitável, devemos tornar nossas economias mais flexíveis e nos preparar para conviver com as conseqüências. Não há outra saída. Então, por que o público não aceita essa necessidade de flexibilidade, que em última análise é o que significa a liberalização econômica com base no mercado?

O problema é que a maioria das pessoas não quer viver num mundo de mudanças extremamente rápidas. Na sua maioria, as pessoas são criaturas de hábitos; gostam da previsibilidade. Os operários alemães têm orgulho do que fazem e não gostam que lhes digam que o mesmo trabalho pode ser feito por muito menos na Polônia ou na Eslováquia. Quem tece roupas na Itália não quer saber de aprender serviço de guia turístico para hordas de visitantes da China porque este país vai tomar conta do seu trabalho.

Com toda essa resistência à mudança, não admira que tantos líderes políticos tentem pôr seus seguidores para dormir, na esperança de que, quando todo mundo acordar, tudo terá sido um sonho.

A Ásia, é claro, é diferente. A China está se desenvolvendo a um ritmo alucinante. Cidades inteiras nascem no deserto da noite para o dia. Ali se constroem mais estradas, aeroportos e pontes a cada cinco anos do que Europa e EUA, juntos, constroem em 20. Com uma longa história de mudanças cataclísmicas, freqüentemente violentas, a sociedade chinesa é talvez mais adaptável que as outras. Na Índia, onde se diz que há um forte consenso a favor de reformas tímidas, as coisas estão andando bem mais devagar — mas sempre para a frente. A Índia ainda não tem o peso da China no comércio global, mas sua população de 1,2 bilhão inevitavelmente vai entrar em cena.

A paralisia, fora da Ásia, vai continuar? Os ventos políticos vão mudar a favor da liberalização econômica, com o aparecimento de políticos transformadores, reminiscentes de Margaret Thatcher ou Ronald Reagan? Os políticos finalmente dirão a seus cidadãos que, se suas economias continuarem dormindo, poderão não acordar mais?

Creio que, na maioria dos países, a era da terapia do sono logo vai terminar. Mas receio que a mudança cause uma crise econômica global, resultante talvez de um penoso desfecho da extravagante rotina de empréstimos dos EUA. Só então as pessoas poderão acordar e votar em políticos que insistam em reenergizar as reformas econômicas.
KENNETH ROGOFF é ex-economista-chefe do FMI. © Project Syndicate.

Continue lendo >>

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO