sexta-feira, 11 de abril de 2008

2008 - O fim do crescimento mundial?

A economia mundial após vários anos de bonança vem apresentando sinais de tempestades à vista. O mercado imobiliário americano ultrapassando todos os limites do bom senso, derrruba peça atrás de peças do dominó colocado no tabuleiro global.

São vários os especialistas que afirmam que o Brasil não sofrerá muito com os ajustes que os principais atores globais já vem tentando colocar em prática.

Difícil aceitar pacificamente. Se nosso índice de risco não conseguiu avançar muito no período das vacas gordas, agora com a provável dieta que os países desenvolvidos vem aplicando, não passaremos incólumes.

Por onde começará os nossos ajustes?

A recessão americana está em andamento. Claro que o maior mercado consumidor mundial reduzirá as compras e por conseguinte, menos produção dos países exportadores. A China terá duas variáveis para enfrentar: o decréscimo da produção exportadora e os ajustes internos da sua economia. Um fator político, o protesto do Tibet em pleno início das Olimpíadas em Pequim, alimenta a problemática.

E aqui no país o que acontece?

Apesar de gigantescos gastos em propaganda do governo federal, as ações não foram proporcionalmente realizadas na medida propalada. Via de regra, ações isoladas e anulando-se entre si, ou seja, pouco ou nenhum programa para o país. Ações continuadas do governo anterior é que apresentaram algum resultado positivo. Politicamente, o governo que teria tudo a seu favor para realizar o que fosse, apresentou um crescimento do retrocesso em práticas ressuscitadas de décadas passadas.

Como Deus é brasileiro (ainda bem!) os especialistas desta vez acertarão seus prognósticos, continuaremos crescendo mesmo com a redução dos demais.

Quanto ao texto acima, entenda como um gancho para continuar a escrevê-lo se Deus der uma cochilada e os especialistas começarem a mudar suas opiniões.

Continue lendo >>

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO