domingo, 15 de fevereiro de 2009

Preconceito al funghi

Avigdor Lieberman. É o cogumelo venenoso da semana. O cogumelo venenoso é o tema de um conto infantil publicado na Alemanha nazista.

A mulher pergunta:

– Quem é o cogumelo venenoso da humanidade?

O jovem Franz responde:

– Os judeus.

A mulher completa:

– Sim, meu filho. Assim como um único cogumelo venenoso pode matar uma família inteira, um judeu sozinho pode destruir uma aldeia inteira, ou uma cidade inteira, ou um povo inteiro.

Avigdor Lieberman foi um dos maiores vencedores da disputa eleitoral em Israel. Ele comanda o partido ultranacionalista Yisrael Beiteinu. De um dia para o outro, a imprensa o identificou como o cogumelo venenoso do Oriente Médio, ainda mais daninho do que o cogumelo nuclear iraniano. Aparentemente, ele, sozinho, conseguiu destruir qualquer possibilidade de paz com os palestinos. O jovem Franz sabe perfeitamente: se alguém destruiu qualquer possibilidade de paz com os palestinos, só pode ter sido um judeu.

Um dos planos de Avigdor Lieberman é cassar a cidadania dos árabes israelenses que se recusarem a jurar lealdade ao estado. O sucesso de seu partido foi amplamente interpretado como um sinal de apoio do eleitorado às ideias mais medonhas. Isso é um erro. Um erro que só tem o efeito de criminalizar o eleitorado de Israel. O eleitorado judeu. Primeiro: o crescimento do Yisrael Beiteinu, o partido de Avigdor Lieberman, tem de ser corretamente dimensionado. Em 2006, ele recebeu 9% dos votos. Agora recebeu 11,6%. Cresceu? Cresceu. Mas o resultado é praticamente igual ao de outros partidos ultranacionalistas da Europa, como o de Jean-Marie Le Pen. Mais um dado: em 2006, o Yisrael Beiteinu ganhou onze cadeiras no Parlamento israelense. Na semana passada, ganhou quinze. Nesse mesmo período, os principais partidos religiosos de Israel, compostos por fundamentalistas que prometem governar com a Torá, perderam quatro cadeiras. No fim das contas, um radicalismo acabou canibalizando o outro: quatro cadeiras para cá, quatro cadeiras para lá. Saldo: zero.

A paz no Oriente Médio, na realidade, está mais perto do que antes. Apesar de Avigdor Lieberman. Apesar do jovem Franz. A paz no Oriente Médio está mais perto do que antes porque Israel bombardeou Gaza e desbaratou o Hamas. Poderia ter sido melhor? Sim. Poderia ter sido melhor. Bem melhor. O comandante da artilharia israelense declarou que Israel perdeu a oportunidade histórica de esmagar o poder militar do Hamas, retirando suas tropas precipitadamente, quando os terroristas pareciam à beira do colapso. Mesmo assim, o Hamas está desmoralizado. O Hamas e suas fantasias genocidas. A paz no Oriente Médio depende, antes de tudo, do reconhecimento de Israel. Os palestinos precisam rejeitar a ideia mais monstruosa de todos os tempos: a de que um judeu é um cogumelo venenoso. Um cogumelo venenoso que tem de ser erradicado.

Diogo Mainardi, revista Veja

Continue lendo >>

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO