quinta-feira, 11 de agosto de 2005

Transparência

O então candidato Lula assumiu compromisso com a Transparência Internacional de combater a corrupção. Antes dos escandalos, nossos índices de percepção eram extremamente ruins. Efetivamente, o governo Lula não vem cumprindo com o prometido antes de sua eleição. Ao contrário, afrouxou os instrumentos de contrôle da máquina pública para que dela pudessem participar simpatizantes do seu partido ao invés de melhorar os critérios de contratação.

Inflou o número de ministros e assessores de confiança, aumentou a quantidade de famílias atendidas sem exigências de contrapartidas, não realizou as reformas necessárias para reduzir a burocracia e tributos, centralizou as decisões no Planalto (sabidamente, difícil de serem executadas). Estas, entre outras, permitem a proliferação de atos de corrupção.

A corrupção existe em qualquer lugar no mundo. Onde ela tem maiores condições de sucesso, reduz a possibilidade de crescimento social. De fato, retira recursos ilicitamente, que poderiam ser aplicados em benefício de todos. O controle e punição resgata os recursos e ao mesmo tempo, coibe novos atos similares.

0 comentários:

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO