domingo, 16 de outubro de 2005

Nuvens

JBrOnline:

Chefe do FMI vê "riscos crescentes"

Alta no preço do petróleo é uma das ameaças destacadas pelo G20

O aumento dos desequilíbrios globais, a alta no preço do petróleo e o fortalecimento do protecionismo são as principais ameaças ao crescimento mundial, na opinião de Rodrigo Rato, diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional).

O organismo mantém a previsão de expansão da economia global em 4,3% no próximo ano, mas alerta que ela não ocorrerá sem turbulências. "Os riscos estão crescendo'', disse o espanhol Rato em entrevista coletiva na China no encontro do G20, grupo que reúne países desenvolvidos e em desenvolvimento, entre os quais o Brasil.

Entre os desequilíbrios globais, Rato citou a oposição entre países poupadores, como a China, e gastadores, liderados pelos EUA. O país asiático tem um enorme volume de reservas internacionais e aplica parte significativa delas na compra de títulos do Tesouro americano, permitindo que os EUA mantenham um enorme déficit em suas transações com o restante do mundo sem ter de subir os juros de maneira expressiva para atrair capital. "Se esses desequilíbrios não forem resolvidos de maneira ordenada, eles serão uma ameaça ao mundo'', disse.

A exemplo do secretário do Tesouro dos EUA, John Snow, Rato defendeu o aumento do consumo na China como um dos caminhos para a mudança do modelo de crescimento do país, baseado em investimentos.

Ele também elogiou a valorização de 2,1% do yuan anunciada em julho, mas afirmou que o país tem de caminhar em direção a um regime cambial flexível e regido pelo mercado. A manutenção do yuan em patamares baixos em relação ao dólar foi um dos principais temas das conversas oficiais e paralelas do encontro do G20.

O câmbio fixo chinês foi criticado pelos EUA, mas defendido pelo presidente da China, Hu Jintao, no discurso do início da reunião: "A chave para o desenvolvimento sustentado é o direito de escolher o modelo de desenvolvimento que se adequa às realidades nacionais e às demandas de nosso tempo".

0 comentários:

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO